Buscar
  • SEVENSE7E

Os 10 Mandamentos do Pina


Há alguns anos eu recebi esses mandamentos de algumas pessoas que trabalharam comigo, das quais me orgulho e pelas quais tenho gratidão (Ademar Bandeira, Hélio Barone e Fernando Abegão).

Isso aconteceu pouco tempo depois que deixei a vida executiva para empreender. Eles me relataram que decidiram escrever “Os 10 Mandamentos do Pina” para que isso pudesse ajudá-los a conduzir o dia a dia após minha saída.

Não preciso nem falar em como fiquei feliz, emocionado e realizado, pois lutamos para deixar um legado e essa foi uma prova de que eu havia feito isso!

1. Faça as coisas de forma gradual.

Tenha velocidade mas não se apresse para terminar as suas atividades, as ações devem ser realizadas com atenção e calma, para que não gere retrabalho.

2. Crie soluções para “daqui para frente”

Em um momento de crise não se preocupe em achar os culpados, isso deve ser discutido futuramente, por hora foque em encontrar alternativas para soluções dos problemas atuais e crie as alternativas futuras.

3. Não se desespere, nem responda no calor do momento.

Cuidado para falar o que não gostaria, você pode tomar decisões que podem não ser as melhores, nada como refletir sobre o assunto por um curto período.

4. Quem ganha e quem perde?

Avalie sempre quem ganha e quem perda com a sua decisão. Existem diversas alternativas para cada problema, procure escolher a opção que minimize as perdas e prepare o ambiente para tal decisão.

5. Realize alinhamentos individuais com frequência.

Procure conversar periodicamente com as pessoas do seu time, esse tipo de interação é importante para a motivação individual e do time, pois conseguimos alinhar expectativas e planejar um plano de carreira. O Interesse pelas pessoas tem que ser genuíno"

6. Valorize quem te traz as boas notícias e em dobro quem te traz as más.

Trazer uma boa notícia qualquer um pode fazer, é algo prazeroso e um bom sinal que você está realizando seu trabalho corretamente. Agora uma notícia ruim é uma questão mais delicada, nem todos tem a disposição de dá-la. Cuidado com o timing, quanto mais tempo se passa, menor será o seu poder para tomar uma atitude. Crie um ambiente que valorize isso.

7. Não trate temas críticos antes do sol nascer.

A tranquilidade ao tratar de temas críticos depois de um momento relaxante e com reflexão podem qualificar a sua decisão, claro que os problemas não devem ser esquecidos, mas uma boa noite de sono pode fazer a diferença.

8. Decidir o que é melhor para a empresa.

Na dúvida, sempre pense no que é melhor caminho para a organização, até porque depois ninguém irá contra a sua decisão.

9. Monte um time melhor que você.

Um time diversificado e complementar ao seu perfil se torna um time vencedor, beneficiando a todos.

10. Lembre-se sempre do exemplo do avião.

Coloque a máscara primeiro em você e depois ajude quem está ao seu lado. É necessário estar com o corpo e mente sãos para puxar a locomotiva do seu time, um é dependente do outro, independentemente de ser em um time, área ou empresa.


https://www.linkedin.com/pulse/os-10-mandamentos-do-pina-roberto-pina/?published=t

24 visualizações

"A adrenalina de fazer um grande negócio acontecer,

agora compartilhada."

 Roberto Pina

  • Facebook
  • Instagram
  • Linkedin
  • YouTube